segunda-feira, 5 de março de 2012

Espírito Santo de Deus, O Consolador



As pessoas preocupam-se com o dia de amanhã; quando temos que crer, que o Deus da Bíblia, é o mesmo Deus de ontem, hoje e será eternamente. Ele é o Deus daqueles que deixam o Espírito Santo, agir em suas vidas, porque o Espírito Santo de Deus não é somente O Consolador, mas, também é aquele que opera nos corações, transformando o Homem, e mostrando, que sem Ele nada podemos fazer, nos tornando assim, uma nova criatura: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura, as coisas antigas já, passaram, e eis que tudo se fez novo.” (II Cor 5.17).
“Eu sei, ó Senhor, que não é do Homem o seu caminho; nem é do Homem que caminha o dirigir os seus passos.” (Jer 10.23).




 Portanto, não podemos fazer planos, pois todos eles são traçados pelo Senhor. Não somos sabedores de nada, só sabemos até onde o Senhor se revela. “Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber” ( I Cor 8.2). Temos que ter a plena certeza, de que servimos a um Deus fiel, que não falha em cumprir suas promessas, e é perfeito naquilo que faz.
O mundo, e tudo o que nele há, foram feitos ou criados pelo poder da palavra de Deus: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn 1.26). Nesta passagem, o Senhor mostra o poder da sua palavra em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo de Deus. Toda honra, glória e louvor sejam dados, ao santo nome do Senhor Jesus. Mas não podemos deixar de honrar e agradecer pelo Espírito Santo de Deus.




“... tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo de Deus da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória.” (Ef. 1.13-14). Portanto, é através de quem, que o Pai e o Filho têm operado em nossas vidas? É evidente, que seja através do Consolador, o qual é o canal que liga o homem a Deus, e sem a sua presença seria impossível que o homem alcançasse vitória, pois, Jesus Cristo nos dá uma nova vida, e o Espírito Santo nos molda. E como Ele moldará o Homem? Tocando naquilo que devemos ou não fazer. Onde iremos encontrar o Espírito Santo de Deus? Iremos O encontrar dentro de nosso coração, aonde Ele pode operar, e fazer todo o rebuliço de conserto em nossas vidas (seja este rebuliço, bom ou ruim aos nossos olhos).
Para que o Espírito Santo de Deus haja em nossas vidas, é necessário que o Homem abra seu coração, ouvindo a voz do Senhor, naquilo que Ele quer de cada um: a obediência, para que fluam as bênçãos. O Senhor nos fala na sua Palavra que: “Se somos infiéis, Ele permanece fiel.” (II Tm 2.13). O Espírito Santo continuará a trabalhar em favor do Homem, sendo ele fiel, para que prospere em tudo o que fizer; sendo o Homem infiel, Deus mostrará que a sua infidelidade, somente o levará a própria derrota.

“... é necessário que o Homem abra seu
coração, ouvindo a voz do Senhor,
naquilo que Ele quer de cada um: a
  obediência, para que fluam as bênçãos.”

O Senhor se revela nas nossas vidas como Ele quer e na hora que Ele quer: seja no pouco ou no muito, o nome Dele sempre será glorificado. “Disse Deus a Elias: Levanta-te, vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e habita lá. Ordenei a uma mulher viúva ali, que te sustente.” (I Re 17.9). Mas, ao chegar lá, deparou-se com um quadro totalmente diferente. “Respondeu a viúva: Tão certo como vive o Senhor teu Deus, não tenho nenhum bolo, senão somente, um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija. E vês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, a fim de que comamos, e morramos.” (I Re 17.12). Tudo estava preparado, mas não na visão Carnal, e sim, na visão espiritual, pois esta última é diferente da primeira. A visão do Espírito leva o Homem que crê, à vida; a visão da Carne (ou matéria),o leva à morte, pois este não crê no que provém do Espírito. O Homem que é Espiritual confia e espera com paciência no Senhor, perseverante na vitória, e o Homem que é Carnal, confia em si mesmo, e nas coisas materiais, alcançando assim, a derrota. Deste modo, Jesus Cristo, através do Espírito Santo de Deus, é que domina e direciona todas as coisas a favor do Seu povo.
“Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gal 5.17).
Temos toda certeza de que a verdade que só provém de Cristo, irá prevalecer, na vida daqueles que dão lugar ao Espírito Santo, renunciando a vontade da carne, e fazendo a vontade do Senhor. É difícil, mas, não é impossível, pois Cristo é a nossa fortaleza, e o Espírito, o nosso consolo, para sermos aprovados no propósito que Deus determinou nas nossas vidas.
                                                                                               
A Graça e a Paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.


                                                                                                  Autor(a): Pra. Magdail Torres 



Nenhum comentário:

Postar um comentário